All posts by Margarida Henrique

Margarida Henrique nasceu em 1994 e vive em Mafra. Desde cedo que se admite como feminista, lutando contra o preconceito e as convenções sociais através da sensibilização e “invadindo o mundo masculino” do desporto com a prática de Capoeira. É também apaixonada pela Cultura e pelo mundo das Artes (performance, música e literatura), tentado sempre olhar para lá do que se vê. Actualmente estuda Comunicação e Cultura na Faculdade de Letras.

Partos (des)humanizados e períneos (in)felizes

A presidente da Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez (APDMG), Sara do Vale, afirmou ao jornal O Observador que a violência obstétrica é “tudo o que é feito contra a vontade da mulher ou sem ela ter sido consultada.

Continue reading Partos (des)humanizados e períneos (in)felizes

A polémica do “Cartão de Cidadania” é razoável?

O nome Cartão de Cidadão e a proposta de mudança para Cartão de Cidadania têm levantado um imbróglio de questões e comentários. Aqui ficam os cinco comentários mais repetidos e as respectivas respostas.

Continue reading A polémica do “Cartão de Cidadania” é razoável?

De Uma Certa Idade

Numa era em que a beleza é considerada um valor imperativo, principalmente para as mulheres, certos padrões são impostos e as características de um corpo envelhecido não são um deles. No entanto, envelhecer não tem de significar a perda de qualidades, beleza, sensualidade e sexualidade.

Continue reading De Uma Certa Idade

Conferência “Why Bodies Matter” de Judith Butler

A obra Gender Trouble nasceu em 1990 pelas mãos da autora e filósofa norte-americana Judith Butler. 25 anos depois, a celebração do aniversário da obra deu-se em Portugal através de um ciclo de conferências, espectáculos, entre outros eventos, cujo nome é o mesmo que o livro – Gender Trouble. Enquanto cabeça de cartaz, Judith Butler viajou para a ocidental praia lusitana e discursou numa conferência intitulada “Why Bodies Matter?”.

Continue reading Conferência “Why Bodies Matter” de Judith Butler

“Gravidez não é doença” – Maternidade e Desporto | Entrevista

Maio é considerado o mês das mães e da maternidade. Para as Mulheres que o querem, a gravidez pode ser dos momentos mais importantes da sua vida. Contudo, com a gravidez vêm as mudanças no corpo, os mitos sobre o comportamento das grávidas a pressão sociocultural para recuperar o “corpo perfeito”. O que é que muda quando a mãe faz desporto? Daniela Francisco, com 29 anos, é instrutora de Fitness e foi mãe há 6 meses. Lançámos-lhe o desafio de nos contar a sua experiência. Continue reading “Gravidez não é doença” – Maternidade e Desporto | Entrevista

Igualdade Salari…. Quê?

Dia 6 de Março celebrou-se, pela terceira vez em Portugal, o Dia da Igualdade Salarial. Porquê dia 6 de Março? Porque todos os dias até 6 de Março correspondem aos 65 dias extra que uma mulher teria de trabalhar, por ano, para que o seu salário igualasse o de um homem.

Continue reading Igualdade Salari…. Quê?

Poliamor – Então, e o ciúme?

Vivemos numa sociedade mononormativa e isso supõe que todxs devemos encontrar um único amor e manter uma relação com apenas uma pessoa. Mas, será que existe apenas uma forma de amar?
Continue reading Poliamor – Então, e o ciúme?

A Representação da Mulher nas Revistas Femininas e Masculinas

Corpo Perfeito VS Realidade

Já dizia Michelle Perrott que “nenhuma mulher tem o direito de ser feia. A estética é uma ética”, ainda que ironicamente. Não só a estética, a que a historiadora se refere, mas também os padrões comportamentais são exigidos à mulher pela sociedade normativa (neste caso, ocidental) das mais variadas maneiras. Continue reading A Representação da Mulher nas Revistas Femininas e Masculinas