All posts by Tiago Alves Silva

Procura “ser mais que perfeito, maior que imaginação” na busca por um mundo mais igualitário, é por isso que faz parte da equipa d’ O Clítoris da Razão. Nasceu entre o mar e a cidade, Mafra o viu crescer. Tem uma relação quase romântica com artes visuais, especialmente fotografia e vídeo. Gosta de tecnologia, direitos humanos e política.

Já temos um dia contra a homofobia e transfobia – e agora?

Foi aprovado no passado dia 26 de Junho na Assembleia da República o Dia Nacional Contra a Homofobia e Transfobia a ser celebrado ao dia 17 de Maio. E foi aprovado com unanimidade.

Continue reading Já temos um dia contra a homofobia e transfobia – e agora?

“Isso não é coisa de stripper?” – cirurgia estética e feminismo | Entrevista

Num grupo do facebook onde passo o meu tempo livre a aprender sobre feminismo dei por mim um dia a ler uma discussão muito interessante relativa à relação entre o feminismo e a cirurgia estética. O tema da cirurgia estética/cosmética é um tema que divide feministas, para algumas pessoas o acto de modificar o nosso corpo é visto como um acto de submissão às normas sociais que ditam os corpos que devemos ter, para outras essa decisão de alteração do corpo é, em última instância, uma escolha da pessoa visada, logo se não é forçada, essa modificação não deve ser criticada, porque é uma escolha pessoal.

Continue reading “Isso não é coisa de stripper?” – cirurgia estética e feminismo | Entrevista

Violência dentro do movimento?

Chegou-nos nos últimos dias às mãos um caso que nos deixa consternadxs de variadas formas: duas activistas feministas e LGBTQIA+ lançaram uma declaração nas redes sociais sobre o que dizem ter sido casos de violência física, verbal e psicológica, ocorrida entre os anos de 2007-2009 no primeiro caso e 2010-2014 no segundo por parte de uma pessoa que tem estado à frente da dinamização do movimento no norte do país.

Continue reading Violência dentro do movimento?

Corpo e amor próprio – 7 “mantras” de positivismo corporal

Cândida/espiga design // www.espigadesign.net/
Cândida/espiga design // www.espigadesign.net/

Quando me sentei para começar a escrever, numa manhã de sábado no Starbucks do Chiado, onde entre a playlist jazzy e os casais cheesy estava ali sentado sozinho a escrever este artigo, não posso dizer que estivesse especialmente virado para o positivismo (fosse ele corporal, emocional ou sequer meteorológico – até as nuvens espreitavam).

Continue reading Corpo e amor próprio – 7 “mantras” de positivismo corporal

Sei o que mundo fez na semana passada | As notícias internacionais de 21 a 27 de Abril

Há muita coisa estranha a passar-se no mundo, se não acreditas, olha para esta revista das notícias internacionais que te interessam enquanto feminista. Desde exemplos negativos e positivos no póquer até ao comentário de uma mulher sobre a política e  os comentários de um político sobre uma mulher, esta semana não faltou agitação no mundo.
Continue reading Sei o que mundo fez na semana passada | As notícias internacionais de 21 a 27 de Abril

O Clítoris da Razão #31 – Notícias

Neste programa de notícias, falámos do facto de um terceiro género (hijras) ter sido oficializado como identidade no Bangladesh, falámos também do facto de o Parlamento Europeu ter rejeitado um relatório com propostas da Eurodeputada Edite Estrela e do seu grupo de trabalho parlamentar para a melhoria das condições das mulheres na Europa. Falámos ainda da homenagem que a Google fez a Grace Hoper, pioneira das ciências computacionais, ao criar um doodle no dia do seu aniversário, assim como falámos do facto de ao longo dos 86 anos em que a revista Time escolheu uma personalidade do ano, apenas 6 terem sido mulheres. Numa nota positiva, falámos do facto de a investigadora portuguesa Maria Mota ter recebido o Prémio Pessoa 2013, finalizando com a triste noticia que o Supremo Tribunal da India voltou a criminalizar homossexualidade.

O Clítoris da Razão #31 – Notícias by O Clítoris Da Razão on Mixcloud

O Clítoris da Razão #26 – Notícias

Neste programa dedicado a notícias falamos de algumas com indicios de esperança: o possível fim da proibição das mulheres conduzirem na Arábia Saudita ,  uma proposta de lei para proteger xs trabalhadorxs do mundo da moda, o facto de a equipa de sub-17 de futebol feminino se ter qualificado para o campeonato Europeu e o facto de as mulheres liderarem o número de doutoramentos em Portugal. No lado das notícias menos positivas:  de que forma é que uma sociedade capitalista mas com valores muito conservadores , como a japonesa, encara a modernização do papel da mulher na sociedade, assim como a notícia de que Portugal voltou a cair no ranking de igualdade de género.

O Clítoris da Razão #26 – Notícias by O Clítoris Da Razão on Mixcloud

O Clítoris da Razão #23 – Autárquicas

As autárquicas em Portugal são um momento de riso, porque rir é melhor que chorar sobre o estado da política autárquica. Neste programa falámos de casos de presidentes de junta que não se podiam candidatar e puseram a esposa no lugar para depois ela resignar e ele subir ao cargo, falámos de listas que cumpriram o principio da paridade e de listas que nem sequer se deram ao trabalho de o fazer.

O Clítoris da Razão #23 – Autárquicas by O Clítoris Da Razão on Mixcloud

O Clítoris da Razão #15 – Feminismo e Femismo

Há ideias muito erradas sobre o que é o feminismo. Apesar de todas as suas nuances, o feminismo, enquanto filosofia, política e ideia sempre defendeu a igualdade de género, não a superioridade de um em especifico. Para quem não sabe, à filosofia que defende a superioridade da mulher ao homem é chamada de femismo, uma imagem residual na História da luta pela igualdade de género, mesmo tendo a sua importancia como contra-cultura.

O Clítoris da Razão #15 – Feminismo e Femismo by O Clítoris Da Razão on Mixcloud

Fica o teaser, para vos deixar a pensar…