All posts by Catarina Correia

Nascida nas margens da ribeira do Sado e criada no Alentejo (terra do seu coração) sonhava desde pequena mudar o mundo. Assim, depois de uma passagem por Direito, onde descobriu que Direito não equivale a justiça, seguiu a via da Antropologia. Actualmente, é voluntária na Rede de Jovens para a Igualdade e activista para os Direitos Humanos. Uma das suas grandes paixões é a defesa dos direitos das mulheres e da igualdade de género, afinal é feminista desde que não conhecia a palavra. Catarina percebe agora que a mudança começa em nós.

Unisexo – Violência Sexual no Ensino Superior

Numa conferência internacional sobre sobreviventes de violação sexual, o Clítoris da Razão encontrou a Dra. Natália Cardoso da APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima e assim aproveitámos para saber mais sobre o Projecto Unisexo, desenvolvido em Coimbra para a prevenção da violência sexual no contexto universitário.   Continue reading Unisexo – Violência Sexual no Ensino Superior

O Clítoris da Razão #32 – Retrospectiva vs Expectativa

No primeiro programa de 2014, O Clítoris da Razão revê as personalidades nomeadas para a primeira edição d’O Clítoris de Ouro e do Falo de Latão 2013, criados para distinguir mulheres de reconhecido mérito no campo da política, direitos humanos, literatura, entre outros ou para “premiar” personalidades masculinas pelos seus feitos pouco igualitários, respectivamente.
Ainda, passamos em revista as melhores, piores ou mais insólitas notícias de 2013, partilhamos os nossos momentos preferidos e confidenciamos novos objectivos e desejos para 2014.

O Clítoris da Razão #32 – Retrospectiva vs Expectativa by O Clítoris Da Razão on Mixcloud

O Clítoris da Razão #29 – Notícias

Na 29º emissão do Clítoris da Razão, as notícias da semana são: bebés que nasçam na Alemanha já podem ser registadxs com “sexo indefinido”; Edite Estrela repudia mobilização de forças contra relatório sobre direitos reprodutivos; Egipto condena 11 mulheres por se manifestarem publicamente; este ano 33 mulheres foram assassinadas em Portugal; Parlamento francês debate lei que visa punir clientes de prostituição e ONU adopta resolução histórica sobre direitos das mulheres.

O Clítoris da Razão #29 – Notícias by O Clítoris Da Razão on Mixcloud

O Clítoris da Razão #27 – Guimarães vs Carrilho

Pegando no caso Guimarães vs. Carrilho, que explodiu nos meios de comunicação social em Outubro de 2013, O Clítoris da Razão explorou a questão da violência doméstica nas consideradas classes altas, muitas vezes dissimulada em defesa do status quo.

O Clítoris da Razão #27 – Guimarães vs Carrilho by O Clítoris Da Razão on Mixcloud

O Clítoris da Razão #24 – Notícias

Na 24ª emissão d’O Clítoris da Razão, passamos em revista as seguintes notícias: Autarca contorna limitação dos mandatos com vitória da mulher; Rússia embarga adopções para a Suécia; mulher é a 24ª vítima mortal de violência doméstica; quatro irmãs suicidam-se por não terem dote para casar e ainda há mulheres que têm de pedir permissão para trabalhar.

O Clítoris da Razão #24 – Notícias by O Clítoris Da Razão on Mixcloud

O Clítoris da Razão #13 – Sexo e Género

Qual a diferença entre sexo e género? Pode uma pessoa com um pénis ser uma mulher ou uma pessoa detentora de uma vagina, um homem? Ainda, pode ter outra qualquer identidade que não homem ou mulher? Nesta emissão explorámos o conceito de sexo enquanto factor biológico e o conceito de género como construção social de todos os dias.

O Clítoris da Razão #13 – Sexo e Género by O Clítoris Da Razão on Mixcloud