Category Archives: Cultura

“Maternidade” | Maio 2016

Maio passou e nós temos mais conteúdo para partilhar. Um novo tema e a inauguração de uma nova “coluna” sobre Feminismo pelo Mundo.

Continue reading “Maternidade” | Maio 2016

Feministas Negras Portuguesas reúnem em Lisboa

A Plataforma FEMAFRO, Organização de Mulheres Negras, Africanas e Afrodescendentes em Portugal, organizou no passado dia 30 de Abril de 2016, no MOB – Espaço Associativo em Lisboa, o 1º Encontro de Feministas Negras em Portugal.

Continue reading Feministas Negras Portuguesas reúnem em Lisboa

Conferência “Why Bodies Matter” de Judith Butler

A obra Gender Trouble nasceu em 1990 pelas mãos da autora e filósofa norte-americana Judith Butler. 25 anos depois, a celebração do aniversário da obra deu-se em Portugal através de um ciclo de conferências, espectáculos, entre outros eventos, cujo nome é o mesmo que o livro – Gender Trouble. Enquanto cabeça de cartaz, Judith Butler viajou para a ocidental praia lusitana e discursou numa conferência intitulada “Why Bodies Matter?”.

Continue reading Conferência “Why Bodies Matter” de Judith Butler

Uma livraria de mulheres? – Entrevista a Aida Suárez

A Confraria Vermelha será a primeira livraria de mulheres em Portugal, à semelhança do que acontece noutros países na Europa, e estará sediada no Porto. Aida Suárez é a mulher por trás deste projeto e fomos entrevistá-la para saber mais sobre uma ideia que significa não só mais um espaço físico para o feminismo em português, mas um centro cultural com espaço para novas associações, ideias, redes de apoio, novos projectos. Como diz Virginia Woolf, “a woman must have money and a room of her own if she is to write”E neste momento, dinheiro e espaço são a única coisa que falta à Aída para construir algo de muito bom. Quanto a tudo o que já existe, fomos descobrir. 

Continue reading Uma livraria de mulheres? – Entrevista a Aida Suárez

Coletívo Lóbula – Uma entrevista

A Lóbula tem já desde há algum tempo marcado presença no ambiente cultural de Lisboa. Sessões de leitura focadas em textos significativos para o pensamento da teoria queer e feminista, uma zine, e um ciclo de cinema são alguns dos projetos que o coletivo nos ofereceu nos últimos tempos. Se alguma vez se perguntaram onde estão os eventos feministas em Lisboa, a Lóbula chegou para atender as vossas preces. Fomos conhecer melhor o projeto e pedimos que nos deixassem também algum food for thought.

Continue reading Coletívo Lóbula – Uma entrevista

O Clítoris vai ao Indie: Ça Brûle

Ça Brûle é um dos filmes de Claire Simon, a cineasta em retrospetiva no Indie Lisboa ‘14. Com ela, retoma-se a rubrica “Herói Independente” do festival, que não se realizava havia 2 anos, e se constituía como uma das suas imagens de marca. O Clítoris ficou bastante entusiasmado com a escolha no feminino, e foi averiguar.

Continue reading O Clítoris vai ao Indie: Ça Brûle