Category Archives: Portugal

Sabe mais da realidade que te rodeia, sabe o que se vai passando no nosso cantinho “à beira-mar plantado”

Feministas Negras Portuguesas reúnem em Lisboa

A Plataforma FEMAFRO, Organização de Mulheres Negras, Africanas e Afrodescendentes em Portugal, organizou no passado dia 30 de Abril de 2016, no MOB – Espaço Associativo em Lisboa, o 1º Encontro de Feministas Negras em Portugal.

Continue reading Feministas Negras Portuguesas reúnem em Lisboa

A polémica do “Cartão de Cidadania” é razoável?

O nome Cartão de Cidadão e a proposta de mudança para Cartão de Cidadania têm levantado um imbróglio de questões e comentários. Aqui ficam os cinco comentários mais repetidos e as respectivas respostas.

Continue reading A polémica do “Cartão de Cidadania” é razoável?

Já temos um dia contra a homofobia e transfobia – e agora?

Foi aprovado no passado dia 26 de Junho na Assembleia da República o Dia Nacional Contra a Homofobia e Transfobia a ser celebrado ao dia 17 de Maio. E foi aprovado com unanimidade.

Continue reading Já temos um dia contra a homofobia e transfobia – e agora?

Conferência “Why Bodies Matter” de Judith Butler

A obra Gender Trouble nasceu em 1990 pelas mãos da autora e filósofa norte-americana Judith Butler. 25 anos depois, a celebração do aniversário da obra deu-se em Portugal através de um ciclo de conferências, espectáculos, entre outros eventos, cujo nome é o mesmo que o livro – Gender Trouble. Enquanto cabeça de cartaz, Judith Butler viajou para a ocidental praia lusitana e discursou numa conferência intitulada “Why Bodies Matter?”.

Continue reading Conferência “Why Bodies Matter” de Judith Butler

O 25 de Abril já chegou às mulheres?

Quando se fala do momento histórico do 25 de Abril de 1974 o discurso geralmente versa sobre a liberdade adquirida, o fim da censura, a universalidade de direitos, a possibilidade de votar em novos partidos e os novos desafios na construção da democracia. Esta dimensão pública do 25 de Abril acaba muitas vezes por abafar a dimensão privada e as mudanças na esfera íntima das relações familiares e pessoais e, mais concretamente, a dimensão das mulheres.

Continue reading O 25 de Abril já chegou às mulheres?

Igualdade Salari…. Quê?

Dia 6 de Março celebrou-se, pela terceira vez em Portugal, o Dia da Igualdade Salarial. Porquê dia 6 de Março? Porque todos os dias até 6 de Março correspondem aos 65 dias extra que uma mulher teria de trabalhar, por ano, para que o seu salário igualasse o de um homem.

Continue reading Igualdade Salari…. Quê?

Adelaide Cabete – Feminista, Médica, Pioneira

O nome de Adelaide Cabete é, talvez apenas e a muito custo, mencionado em relação ao bordamento da bandeira de Portugal hasteada quando se deu a Implementação da República. A verdade é que a contribuição desta feminista histórica para o nosso país vai muito para além disso, o seu nome simplesmente ficou esquecido, tal como o de inúmeras mulheres ao longo da História.

Continue reading Adelaide Cabete – Feminista, Médica, Pioneira

Maximize a sua segurança!

Decorre, desde finais de Novembro passado, uma campanha conjunta do Metropolitano de Lisboa, Carris e PSP (Divisão de Segurança e Transportes Públicos – DSTP) com o mote A prevenção é a melhor proteção!”. Apesar de não duvidar das boas intenções dos organismos envolvidos (“Maximize a sua segurança, minimizando a exposição ao perigo.”) e como normal cidadã, tomar as diligências necessárias para manter uma relativa segurança no dia-a-dia na capital, não posso deixar de expressar um esgar sofrido perante a campanha em causa.  Continue reading Maximize a sua segurança!