Category Archives: Saúde

Porque “knowledge everyday keeps the doctor away”

“Maternidade” | Maio 2016

Maio passou e nós temos mais conteúdo para partilhar. Um novo tema e a inauguração de uma nova “coluna” sobre Feminismo pelo Mundo.

Continue reading “Maternidade” | Maio 2016

Partos (des)humanizados e períneos (in)felizes

A presidente da Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez (APDMG), Sara do Vale, afirmou ao jornal O Observador que a violência obstétrica é “tudo o que é feito contra a vontade da mulher ou sem ela ter sido consultada.

Continue reading Partos (des)humanizados e períneos (in)felizes

Sou feminista e quero ser Mãe

A sociedade espera da Mulher a reprodução. Devemos ser Mães antes de sermos Mulheres. Na verdade somos tudo antes de sermos Mulheres porque ser Mulher não chega.

Continue reading Sou feminista e quero ser Mãe

Edição Julho/Agosto – Verão, Corpos e Feminismo

No mês em que muitxs de nós decidimos aventurar-nos pelas praias do nosso país há muitas coisas que nos passam pela cabeça antes de estender a toalha na areia. Especialmente se formos mulheres!

O policiamento do corpo, especialmente do feminino, não tira férias. Pelo contrário, torna-se mais intenso no período em que todxs nós queremos aproveitar o sol e livrarmos-nos das roupas.

Por isso este mês dedicamos a nossa edição ao tópico “Verão, Corpos e Feminismo”.

Continue reading Edição Julho/Agosto – Verão, Corpos e Feminismo

De Uma Certa Idade

Numa era em que a beleza é considerada um valor imperativo, principalmente para as mulheres, certos padrões são impostos e as características de um corpo envelhecido não são um deles. No entanto, envelhecer não tem de significar a perda de qualidades, beleza, sensualidade e sexualidade.

Continue reading De Uma Certa Idade

Consultório de Civilidade para Meninxs [Julho e Agosto’15]

Numa colaboração com a nossa boa amiga Carmo Gê Pereira lançamos este mês o Consultório de Civilidade para Meninxs. o consultório sexual d’ O Clítoris da Razão. Neste espaço a Carmo, que tem nos últimos desenvolvido com sucesso um projecto de assessoramento erótico, tuppersex e realização de workshops ligados à descoberta e exploração da sexualidade feminina a quem mais interessa – as próprias mulheres, vai partilhar connosco a sua experiência e conhecimento para responder às perguntas que anonimamente, vocês, xs leitorxs nos colocam. Continue reading Consultório de Civilidade para Meninxs [Julho e Agosto’15]

Intersexo: corpos fora do binário

Intersexo é o termo geral usado para uma variedade de condições em que uma pessoa nasce com uma anatomia reprodutiva ou sexual que não parece encaixar nas definições típicas de fêmea ou macho. Muitas vezes, este termo é associado com o hermafroditismo, em que se pressupõe pénis/testículos e vulva igualmente desenvolvidos; uma impossíbilidade fisiológica.

Continue reading Intersexo: corpos fora do binário

O Clítoris: Mito ou Realidade?

Há já vários séculos que esta entidade tem confundido os melhores especialistas na área da criptozoologia e outras Ciências da Vida. Difícil de provar, a sua existência tem sido negada com veemência por algumas das melhores mentes leigas.

Continue reading O Clítoris: Mito ou Realidade?

“Gravidez não é doença” – Maternidade e Desporto | Entrevista

Maio é considerado o mês das mães e da maternidade. Para as Mulheres que o querem, a gravidez pode ser dos momentos mais importantes da sua vida. Contudo, com a gravidez vêm as mudanças no corpo, os mitos sobre o comportamento das grávidas a pressão sociocultural para recuperar o “corpo perfeito”. O que é que muda quando a mãe faz desporto? Daniela Francisco, com 29 anos, é instrutora de Fitness e foi mãe há 6 meses. Lançámos-lhe o desafio de nos contar a sua experiência. Continue reading “Gravidez não é doença” – Maternidade e Desporto | Entrevista