Category Archives: Em foco

“Maternidade” | Maio 2016

Maio passou e nós temos mais conteúdo para partilhar. Um novo tema e a inauguração de uma nova “coluna” sobre Feminismo pelo Mundo.

Continue reading “Maternidade” | Maio 2016

Partos (des)humanizados e períneos (in)felizes

A presidente da Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez (APDMG), Sara do Vale, afirmou ao jornal O Observador que a violência obstétrica é “tudo o que é feito contra a vontade da mulher ou sem ela ter sido consultada.

Continue reading Partos (des)humanizados e períneos (in)felizes

Sou feminista e quero ser Mãe

A sociedade espera da Mulher a reprodução. Devemos ser Mães antes de sermos Mulheres. Na verdade somos tudo antes de sermos Mulheres porque ser Mulher não chega.

Continue reading Sou feminista e quero ser Mãe

Feministas Negras Portuguesas reúnem em Lisboa

A Plataforma FEMAFRO, Organização de Mulheres Negras, Africanas e Afrodescendentes em Portugal, organizou no passado dia 30 de Abril de 2016, no MOB – Espaço Associativo em Lisboa, o 1º Encontro de Feministas Negras em Portugal.

Continue reading Feministas Negras Portuguesas reúnem em Lisboa

Leva-me o útero. Deixa-me a alma.

Está a acontecer uma enorme falta de valores. Não que não estivesse a acontecer antes mas neste momento é fácil termos mais contacto com ela. Não quero escrever isto de uma forma jornalística e/ou informativa. Quero escrever isto revoltada, emocionada e sensibilizada. Que as minhas palavras sejam as palavras de uma Mulher – uma ex vítima e uma actual sobrevivente.

Continue reading Leva-me o útero. Deixa-me a alma.

“O Impeachment de Dilma” Para Totós

O processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff tem muito que se lhe diga e muitos actores. Duas activistas brasileiras, Giovana Capucim e SilvaPaula Botafogo Caricchio Ferreira, explicam-nos, da forma mais sucinta possível, quem é quem neste processo.

Continue reading “O Impeachment de Dilma” Para Totós

A polémica do “Cartão de Cidadania” é razoável?

O nome Cartão de Cidadão e a proposta de mudança para Cartão de Cidadania têm levantado um imbróglio de questões e comentários. Aqui ficam os cinco comentários mais repetidos e as respectivas respostas.

Continue reading A polémica do “Cartão de Cidadania” é razoável?

Decisão histórica da Amnistia Internacional no reconhecimento de direitos das trabalhadoras sexuais

As últimas semanas foram conturbadas e intensas para as trabalhadoras sexuais activistas de todo o mundo e para as organizações feministas que se lhes opõem. Uma das mais antigas e aguerridas lutas do feminismo (criminalização vs regulação do trabalho sexual) atingiu um momento histórico quando no dia 7 de Julho de 2015 a Amnistia Internacional(AI) anunciou uma proposta de rascunho de uma resolução sobre a tomada de posição desta entidade em relação ao trabalho sexual, criminalizado em vários países do mundo. Esta proposta de rascunho demonstrava uma clara vontade por parte da AI em recomendar a descriminalização da actividade, tornando visíveis os valores de respeito e protecção dos direitos humanos das trabalhadoras sexuais.

Continue reading Decisão histórica da Amnistia Internacional no reconhecimento de direitos das trabalhadoras sexuais