Category Archives: Mundo

O mundo é grande e as lutas são muitas, aqui podes saber o que se vai passando para lá das fronteiras.

Feminismo Pelo Mundo #1 – Paquistão

Paquistão: a coragem das mulheres num inferno patriarcal

Este artigo inaugura uma série sobre o Feminismo pelo Mundo. O objetivo é dar a conhecer as feministas espalhadas pelo mundo e a realidade que enfrentam, país a país.

Tudo o que escrevo sobre feminismo e mulheres é, sempre que possível, baseado em informações ou opiniões de mulheres locais, e as conclusões são feitas a partir da leitura de vários artigos de feministas do país escolhido. Os dados mais técnicos são retirados de fontes institucionais ou de livros sobre o assunto.

Esta semana começamos com o Paquistão.

Continue reading Feminismo Pelo Mundo #1 – Paquistão

Leva-me o útero. Deixa-me a alma.

Está a acontecer uma enorme falta de valores. Não que não estivesse a acontecer antes mas neste momento é fácil termos mais contacto com ela. Não quero escrever isto de uma forma jornalística e/ou informativa. Quero escrever isto revoltada, emocionada e sensibilizada. Que as minhas palavras sejam as palavras de uma Mulher – uma ex vítima e uma actual sobrevivente.

Continue reading Leva-me o útero. Deixa-me a alma.

Brasil: um impeachment aos direitos civis?

O Brasil tem estado sob os holofotes do mundo na última semana. O processo de impeachment da Presidente Dilma Roussef está envolvido em muito jogo político. Mas há muito apostado nesse jogo, por isso pedimos a uma amiga, Nicole Geovana, militante da Marcha Mundial das Mulheres, a viver em Portugal, mas com raízes no Brasil que nos fizesse uma análise do que está em jogo para as mulheres e minorias. Continue reading Brasil: um impeachment aos direitos civis?

“O Impeachment de Dilma” Para Totós

O processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff tem muito que se lhe diga e muitos actores. Duas activistas brasileiras, Giovana Capucim e SilvaPaula Botafogo Caricchio Ferreira, explicam-nos, da forma mais sucinta possível, quem é quem neste processo.

Continue reading “O Impeachment de Dilma” Para Totós

Decisão histórica da Amnistia Internacional no reconhecimento de direitos das trabalhadoras sexuais

As últimas semanas foram conturbadas e intensas para as trabalhadoras sexuais activistas de todo o mundo e para as organizações feministas que se lhes opõem. Uma das mais antigas e aguerridas lutas do feminismo (criminalização vs regulação do trabalho sexual) atingiu um momento histórico quando no dia 7 de Julho de 2015 a Amnistia Internacional(AI) anunciou uma proposta de rascunho de uma resolução sobre a tomada de posição desta entidade em relação ao trabalho sexual, criminalizado em vários países do mundo. Esta proposta de rascunho demonstrava uma clara vontade por parte da AI em recomendar a descriminalização da actividade, tornando visíveis os valores de respeito e protecção dos direitos humanos das trabalhadoras sexuais.

Continue reading Decisão histórica da Amnistia Internacional no reconhecimento de direitos das trabalhadoras sexuais

Conferência “Why Bodies Matter” de Judith Butler

A obra Gender Trouble nasceu em 1990 pelas mãos da autora e filósofa norte-americana Judith Butler. 25 anos depois, a celebração do aniversário da obra deu-se em Portugal através de um ciclo de conferências, espectáculos, entre outros eventos, cujo nome é o mesmo que o livro – Gender Trouble. Enquanto cabeça de cartaz, Judith Butler viajou para a ocidental praia lusitana e discursou numa conferência intitulada “Why Bodies Matter?”.

Continue reading Conferência “Why Bodies Matter” de Judith Butler

Resoluções feministas

O início do ano é muito mais do que mudar o calendário. São 365 dias novinhos em folha, repletos de potencial, que nos caem nas mãos, e não os queremos deixar fugir. Entre festas e celebrações, foguetes e champanhe, analisa-se o ano que passou e, como não podia deixar de ser, tomam-se resoluções para o ano que chega.
Estas resoluções costumam ser sempre nos mesmos moldes: ser uma pessoa melhor, lançar um projecto pessoal, fazer mais exercício, mudar a dieta… E se em vez de explorarmos as nossas inseguranças, lutarmos contra as que o patriarcado nos imprime?  Continue reading Resoluções feministas

Sei o que mundo fez na semana passada | As notícias internacionais de 21 a 27 de Abril

Há muita coisa estranha a passar-se no mundo, se não acreditas, olha para esta revista das notícias internacionais que te interessam enquanto feminista. Desde exemplos negativos e positivos no póquer até ao comentário de uma mulher sobre a política e  os comentários de um político sobre uma mulher, esta semana não faltou agitação no mundo.
Continue reading Sei o que mundo fez na semana passada | As notícias internacionais de 21 a 27 de Abril