Category Archives: Direitos Sexuais e Reprodutivos

Conquistas, retrocessos e derrotas, porque o de facto costuma pedir um de jure.

“Maternidade” | Maio 2016

Maio passou e nós temos mais conteúdo para partilhar. Um novo tema e a inauguração de uma nova “coluna” sobre Feminismo pelo Mundo.

Continue reading “Maternidade” | Maio 2016

Partos (des)humanizados e períneos (in)felizes

A presidente da Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez (APDMG), Sara do Vale, afirmou ao jornal O Observador que a violência obstétrica é “tudo o que é feito contra a vontade da mulher ou sem ela ter sido consultada.

Continue reading Partos (des)humanizados e períneos (in)felizes

Sou feminista e quero ser Mãe

A sociedade espera da Mulher a reprodução. Devemos ser Mães antes de sermos Mulheres. Na verdade somos tudo antes de sermos Mulheres porque ser Mulher não chega.

Continue reading Sou feminista e quero ser Mãe

Leva-me o útero. Deixa-me a alma.

Está a acontecer uma enorme falta de valores. Não que não estivesse a acontecer antes mas neste momento é fácil termos mais contacto com ela. Não quero escrever isto de uma forma jornalística e/ou informativa. Quero escrever isto revoltada, emocionada e sensibilizada. Que as minhas palavras sejam as palavras de uma Mulher – uma ex vítima e uma actual sobrevivente.

Continue reading Leva-me o útero. Deixa-me a alma.

“O Impeachment de Dilma” Para Totós

O processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff tem muito que se lhe diga e muitos actores. Duas activistas brasileiras, Giovana Capucim e SilvaPaula Botafogo Caricchio Ferreira, explicam-nos, da forma mais sucinta possível, quem é quem neste processo.

Continue reading “O Impeachment de Dilma” Para Totós

Decisão histórica da Amnistia Internacional no reconhecimento de direitos das trabalhadoras sexuais

As últimas semanas foram conturbadas e intensas para as trabalhadoras sexuais activistas de todo o mundo e para as organizações feministas que se lhes opõem. Uma das mais antigas e aguerridas lutas do feminismo (criminalização vs regulação do trabalho sexual) atingiu um momento histórico quando no dia 7 de Julho de 2015 a Amnistia Internacional(AI) anunciou uma proposta de rascunho de uma resolução sobre a tomada de posição desta entidade em relação ao trabalho sexual, criminalizado em vários países do mundo. Esta proposta de rascunho demonstrava uma clara vontade por parte da AI em recomendar a descriminalização da actividade, tornando visíveis os valores de respeito e protecção dos direitos humanos das trabalhadoras sexuais.

Continue reading Decisão histórica da Amnistia Internacional no reconhecimento de direitos das trabalhadoras sexuais

Edição Julho/Agosto – Verão, Corpos e Feminismo

No mês em que muitxs de nós decidimos aventurar-nos pelas praias do nosso país há muitas coisas que nos passam pela cabeça antes de estender a toalha na areia. Especialmente se formos mulheres!

O policiamento do corpo, especialmente do feminino, não tira férias. Pelo contrário, torna-se mais intenso no período em que todxs nós queremos aproveitar o sol e livrarmos-nos das roupas.

Por isso este mês dedicamos a nossa edição ao tópico “Verão, Corpos e Feminismo”.

Continue reading Edição Julho/Agosto – Verão, Corpos e Feminismo

Já temos um dia contra a homofobia e transfobia – e agora?

Foi aprovado no passado dia 26 de Junho na Assembleia da República o Dia Nacional Contra a Homofobia e Transfobia a ser celebrado ao dia 17 de Maio. E foi aprovado com unanimidade.

Continue reading Já temos um dia contra a homofobia e transfobia – e agora?

Conferência “Why Bodies Matter” de Judith Butler

A obra Gender Trouble nasceu em 1990 pelas mãos da autora e filósofa norte-americana Judith Butler. 25 anos depois, a celebração do aniversário da obra deu-se em Portugal através de um ciclo de conferências, espectáculos, entre outros eventos, cujo nome é o mesmo que o livro – Gender Trouble. Enquanto cabeça de cartaz, Judith Butler viajou para a ocidental praia lusitana e discursou numa conferência intitulada “Why Bodies Matter?”.

Continue reading Conferência “Why Bodies Matter” de Judith Butler

O Clítoris: Mito ou Realidade?

Há já vários séculos que esta entidade tem confundido os melhores especialistas na área da criptozoologia e outras Ciências da Vida. Difícil de provar, a sua existência tem sido negada com veemência por algumas das melhores mentes leigas.

Continue reading O Clítoris: Mito ou Realidade?