Category Archives: Identidades

Desfazendo papéis de género e construções sociais

Sou feminista e quero ser Mãe

A sociedade espera da Mulher a reprodução. Devemos ser Mães antes de sermos Mulheres. Na verdade somos tudo antes de sermos Mulheres porque ser Mulher não chega.

Continue reading Sou feminista e quero ser Mãe

Feministas Negras Portuguesas reúnem em Lisboa

A Plataforma FEMAFRO, Organização de Mulheres Negras, Africanas e Afrodescendentes em Portugal, organizou no passado dia 30 de Abril de 2016, no MOB – Espaço Associativo em Lisboa, o 1º Encontro de Feministas Negras em Portugal.

Continue reading Feministas Negras Portuguesas reúnem em Lisboa

A polémica do “Cartão de Cidadania” é razoável?

O nome Cartão de Cidadão e a proposta de mudança para Cartão de Cidadania têm levantado um imbróglio de questões e comentários. Aqui ficam os cinco comentários mais repetidos e as respectivas respostas.

Continue reading A polémica do “Cartão de Cidadania” é razoável?

Edição Julho/Agosto – Verão, Corpos e Feminismo

No mês em que muitxs de nós decidimos aventurar-nos pelas praias do nosso país há muitas coisas que nos passam pela cabeça antes de estender a toalha na areia. Especialmente se formos mulheres!

O policiamento do corpo, especialmente do feminino, não tira férias. Pelo contrário, torna-se mais intenso no período em que todxs nós queremos aproveitar o sol e livrarmos-nos das roupas.

Por isso este mês dedicamos a nossa edição ao tópico “Verão, Corpos e Feminismo”.

Continue reading Edição Julho/Agosto – Verão, Corpos e Feminismo

De Uma Certa Idade

Numa era em que a beleza é considerada um valor imperativo, principalmente para as mulheres, certos padrões são impostos e as características de um corpo envelhecido não são um deles. No entanto, envelhecer não tem de significar a perda de qualidades, beleza, sensualidade e sexualidade.

Continue reading De Uma Certa Idade

A minha pele, as minhas tatuagens

O meu corpo de Mulher já é geralmente um convite para comentários e olhares que me deixam desconfortável. A minha indumentária – seja ela qual for – já é geralmente um convite para comentários e olhares que me deixam desconfortável. A minha personalidade e a minha necessidade de dizer o que tenho a dizer já é geralmente um convite para comentários e olhares que me deixam desconfortável. O facto de pintar o cabelo já é geralmente um convite para comentários e olhares que me deixam desconfortável. As minhas tatuagens expostas – são a cereja no topo do bolo patriarcal, que me fazem querer explodir com todos os pressupostos e estereótipos sociais.

Continue reading A minha pele, as minhas tatuagens

Sou menos feminista por me depilar?

A dicotomia Depilação – Feminismo tem sido debatida, desde há um tempo a esta parte. Exemplos disso são algumas das postagens em páginas feministas brasileiras, e até já alguns média portugueses abordaram a questão, aquando do surgimento da “moda” dos pêlos coloridos nas axilas.

Continue reading Sou menos feminista por me depilar?

Intersexo: corpos fora do binário

Intersexo é o termo geral usado para uma variedade de condições em que uma pessoa nasce com uma anatomia reprodutiva ou sexual que não parece encaixar nas definições típicas de fêmea ou macho. Muitas vezes, este termo é associado com o hermafroditismo, em que se pressupõe pénis/testículos e vulva igualmente desenvolvidos; uma impossíbilidade fisiológica.

Continue reading Intersexo: corpos fora do binário