Category Archives: Imagem

Representações do corpo feminino, sem complexos, sem preconceitos.

Edição Julho/Agosto – Verão, Corpos e Feminismo

No mês em que muitxs de nós decidimos aventurar-nos pelas praias do nosso país há muitas coisas que nos passam pela cabeça antes de estender a toalha na areia. Especialmente se formos mulheres!

O policiamento do corpo, especialmente do feminino, não tira férias. Pelo contrário, torna-se mais intenso no período em que todxs nós queremos aproveitar o sol e livrarmos-nos das roupas.

Por isso este mês dedicamos a nossa edição ao tópico “Verão, Corpos e Feminismo”.

Continue reading Edição Julho/Agosto – Verão, Corpos e Feminismo

De Uma Certa Idade

Numa era em que a beleza é considerada um valor imperativo, principalmente para as mulheres, certos padrões são impostos e as características de um corpo envelhecido não são um deles. No entanto, envelhecer não tem de significar a perda de qualidades, beleza, sensualidade e sexualidade.

Continue reading De Uma Certa Idade

A minha pele, as minhas tatuagens

O meu corpo de Mulher já é geralmente um convite para comentários e olhares que me deixam desconfortável. A minha indumentária – seja ela qual for – já é geralmente um convite para comentários e olhares que me deixam desconfortável. A minha personalidade e a minha necessidade de dizer o que tenho a dizer já é geralmente um convite para comentários e olhares que me deixam desconfortável. O facto de pintar o cabelo já é geralmente um convite para comentários e olhares que me deixam desconfortável. As minhas tatuagens expostas – são a cereja no topo do bolo patriarcal, que me fazem querer explodir com todos os pressupostos e estereótipos sociais.

Continue reading A minha pele, as minhas tatuagens

Sou menos feminista por me depilar?

A dicotomia Depilação – Feminismo tem sido debatida, desde há um tempo a esta parte. Exemplos disso são algumas das postagens em páginas feministas brasileiras, e até já alguns média portugueses abordaram a questão, aquando do surgimento da “moda” dos pêlos coloridos nas axilas.

Continue reading Sou menos feminista por me depilar?

Intersexo: corpos fora do binário

Intersexo é o termo geral usado para uma variedade de condições em que uma pessoa nasce com uma anatomia reprodutiva ou sexual que não parece encaixar nas definições típicas de fêmea ou macho. Muitas vezes, este termo é associado com o hermafroditismo, em que se pressupõe pénis/testículos e vulva igualmente desenvolvidos; uma impossíbilidade fisiológica.

Continue reading Intersexo: corpos fora do binário

“Gravidez não é doença” – Maternidade e Desporto | Entrevista

Maio é considerado o mês das mães e da maternidade. Para as Mulheres que o querem, a gravidez pode ser dos momentos mais importantes da sua vida. Contudo, com a gravidez vêm as mudanças no corpo, os mitos sobre o comportamento das grávidas a pressão sociocultural para recuperar o “corpo perfeito”. O que é que muda quando a mãe faz desporto? Daniela Francisco, com 29 anos, é instrutora de Fitness e foi mãe há 6 meses. Lançámos-lhe o desafio de nos contar a sua experiência. Continue reading “Gravidez não é doença” – Maternidade e Desporto | Entrevista

“Isso não é coisa de stripper?” – cirurgia estética e feminismo | Entrevista

Num grupo do facebook onde passo o meu tempo livre a aprender sobre feminismo dei por mim um dia a ler uma discussão muito interessante relativa à relação entre o feminismo e a cirurgia estética. O tema da cirurgia estética/cosmética é um tema que divide feministas, para algumas pessoas o acto de modificar o nosso corpo é visto como um acto de submissão às normas sociais que ditam os corpos que devemos ter, para outras essa decisão de alteração do corpo é, em última instância, uma escolha da pessoa visada, logo se não é forçada, essa modificação não deve ser criticada, porque é uma escolha pessoal.

Continue reading “Isso não é coisa de stripper?” – cirurgia estética e feminismo | Entrevista

Corpo e amor próprio – 7 “mantras” de positivismo corporal

Cândida/espiga design // www.espigadesign.net/
Cândida/espiga design // www.espigadesign.net/

Quando me sentei para começar a escrever, numa manhã de sábado no Starbucks do Chiado, onde entre a playlist jazzy e os casais cheesy estava ali sentado sozinho a escrever este artigo, não posso dizer que estivesse especialmente virado para o positivismo (fosse ele corporal, emocional ou sequer meteorológico – até as nuvens espreitavam).

Continue reading Corpo e amor próprio – 7 “mantras” de positivismo corporal

Resoluções feministas

O início do ano é muito mais do que mudar o calendário. São 365 dias novinhos em folha, repletos de potencial, que nos caem nas mãos, e não os queremos deixar fugir. Entre festas e celebrações, foguetes e champanhe, analisa-se o ano que passou e, como não podia deixar de ser, tomam-se resoluções para o ano que chega.
Estas resoluções costumam ser sempre nos mesmos moldes: ser uma pessoa melhor, lançar um projecto pessoal, fazer mais exercício, mudar a dieta… E se em vez de explorarmos as nossas inseguranças, lutarmos contra as que o patriarcado nos imprime?  Continue reading Resoluções feministas