O Clítoris da Razão #13 – Sexo e Género

Qual a diferença entre sexo e género? Pode uma pessoa com um pénis ser uma mulher ou uma pessoa detentora de uma vagina, um homem? Ainda, pode ter outra qualquer identidade que não homem ou mulher? Nesta emissão explorámos o conceito de sexo enquanto factor biológico e o conceito de género como construção social de todos os dias.

O Clítoris da Razão #13 – Sexo e Género by O Clítoris Da Razão on Mixcloud

O Clítoris da Razão #12 – Os homens e o feminismo

Frases como “Mas se és homem porque é que és feminista?” ouvem-se demasiadas vezes em conversas em que um homem se assume como feminista. Porque a igualdade de género é o melhor para qualquer pessoa, quisemos desfazer os mitos de que o feminismo é coisa de mulheres rabugentas, pelo contrário é uma luta que todxs deviam defender.

O Clítoris da Razão #12 – Os homens e o feminismo by O Clítoris Da Razão on Mixcloud

O Clítoris da Razão #11 – Female-Fronted Metal

Já vos tínhams dito no quarto programa que o feminismo está em todo o lado, e como temos um apreço especial pela música, decidimos esmiuçar o tema e debruçar-nos sobre onde o espectro mais pesado: o metal. Inês Rôlo junta-se-nos esta semana para nos falar sobre Female Fronted Metal, uma categoria especial de música que é definida pelos genitais de quem canta!

Aqui fica um teaser:

O Clítoris da Razão #11 – Female-Fronted Metal by O Clítoris Da Razão on Mixcloud

O Clítoris da Razão #10 – Linguagem Inclusiva

A linguagem molda-nos o pensamento. É por isso importante desconstruir automatismos e perceber o porquê de um “Olá a todos” numa sala composta por homens e mulheres, também estas merecedoras de reconhecimento da sua existência. Como tornar a linguagem mais amiga de uns e outras? A linguagem inclusiva veio ajudar.

O Clítoris da Razão #10 – Linguagem Inclusiva by O Clítoris Da Razão on Mixcloud

Aqui fica o teaser:

O Clítoris da Razão #9 – Feminismo e Redes Sociais

Hoje em dia, as redes sociais são talvez o meio onde o feminismo está mais presente, e é mais advocado. De que maneira está presente, como é comunicado e por quem? Eis os temas que vamos focar no programa de hoje.

O Clítoris da Razão #9 – Feminismo e Redes Sociais by O Clítoris Da Razão on Mixcloud