O bom, o mau e o insólito: 2013 em revista

Para assinalar o fecho de mais um ano, O Clítoris da Razão lançou a série “O Bom, o Mau e o Insólito, para, desde as primeiras emissões d’O Clítoris da Razão em Março, rever o pior, o melhor e o mais insólito que 2013 nos trouxe.

Continue reading O bom, o mau e o insólito: 2013 em revista

O Clítoris da Razão #31 – Notícias

Neste programa de notícias, falámos do facto de um terceiro género (hijras) ter sido oficializado como identidade no Bangladesh, falámos também do facto de o Parlamento Europeu ter rejeitado um relatório com propostas da Eurodeputada Edite Estrela e do seu grupo de trabalho parlamentar para a melhoria das condições das mulheres na Europa. Falámos ainda da homenagem que a Google fez a Grace Hoper, pioneira das ciências computacionais, ao criar um doodle no dia do seu aniversário, assim como falámos do facto de ao longo dos 86 anos em que a revista Time escolheu uma personalidade do ano, apenas 6 terem sido mulheres. Numa nota positiva, falámos do facto de a investigadora portuguesa Maria Mota ter recebido o Prémio Pessoa 2013, finalizando com a triste noticia que o Supremo Tribunal da India voltou a criminalizar homossexualidade.

O Clítoris da Razão #31 – Notícias by O Clítoris Da Razão on Mixcloud

O Clítoris da Razão #30 – Há uma Diferença entre um Porco e um Javali

Às vezes a ciência abre-nos os olhos para verdades profundas…
…outras vezes sai disparate. E porque nós não gostamos de deixar nada de fora nesta nossa demanda de levar o feminismo a todo o lado, vestimos a bata, pusemos um tubo de ensaio no bolso, e imbuímo-nos em espírito científico para encontrarmos explicações para questões desconcertantes como: “Porque é que os homens gostam de azul?”
Não explicamos o título do programa, porque queremos manter o mistério.

O Clítoris da Razão #30 – Há uma Diferença entre um Porco e um Javali by O Clítoris Da Razão on Mixcloud

O Clítoris da Razão #29 – Notícias

Na 29º emissão do Clítoris da Razão, as notícias da semana são: bebés que nasçam na Alemanha já podem ser registadxs com “sexo indefinido”; Edite Estrela repudia mobilização de forças contra relatório sobre direitos reprodutivos; Egipto condena 11 mulheres por se manifestarem publicamente; este ano 33 mulheres foram assassinadas em Portugal; Parlamento francês debate lei que visa punir clientes de prostituição e ONU adopta resolução histórica sobre direitos das mulheres.

O Clítoris da Razão #29 – Notícias by O Clítoris Da Razão on Mixcloud