Resoluções feministas

O início do ano é muito mais do que mudar o calendário. São 365 dias novinhos em folha, repletos de potencial, que nos caem nas mãos, e não os queremos deixar fugir. Entre festas e celebrações, foguetes e champanhe, analisa-se o ano que passou e, como não podia deixar de ser, tomam-se resoluções para o ano que chega.
Estas resoluções costumam ser sempre nos mesmos moldes: ser uma pessoa melhor, lançar um projecto pessoal, fazer mais exercício, mudar a dieta… E se em vez de explorarmos as nossas inseguranças, lutarmos contra as que o patriarcado nos imprime?  Continue reading Resoluções feministas

Cinco minutos para ser feminista!

Sempre fui muito dada a todas as questões que envolvem os direitos das mulheres e a toda a História inerente a essa luta. Hoje em dia surpreendo-me ao ouvir, tantas vezes que perdi a conta, que o Feminismo e o machismo são “farinha do mesmo saco”. Não sei se este facto se deve a uma profunda ignorância histórica ou se esse paralelo é facilitado pela fonética das duas palavras.

Continue reading Cinco minutos para ser feminista!

Deficiência e feminismo intersecional

A interseção da deficiência com o feminismo é um assunto complexo e muitas vezes ignorado dentro do próprio movimento feminista. Pior do que isso, mulheres com deficiência são muitas vezes excluídas de espaços ditos feministas. Estas barreiras, quer sejam elas físicas ou refletoras de estereótipos condicionam a entrada de um dos grupos mais vulneráveis na nossa sociedade num movimento que idealmente seria um espaço seguro.
Continue reading Deficiência e feminismo intersecional

Maximize a sua segurança!

Decorre, desde finais de Novembro passado, uma campanha conjunta do Metropolitano de Lisboa, Carris e PSP (Divisão de Segurança e Transportes Públicos – DSTP) com o mote A prevenção é a melhor proteção!”. Apesar de não duvidar das boas intenções dos organismos envolvidos (“Maximize a sua segurança, minimizando a exposição ao perigo.”) e como normal cidadã, tomar as diligências necessárias para manter uma relativa segurança no dia-a-dia na capital, não posso deixar de expressar um esgar sofrido perante a campanha em causa.  Continue reading Maximize a sua segurança!

Estereótipos no Sapatinho

No rescaldo do Natal e dos presentes debrucemos-nos sobre o surgimento de dois corredores de cores distintas que nesta altura do ano nas grandes superfícies e lojas infantis e nos anúncios de publicidade. Debrucemo-nos sobre a diferenciação dos brinquedos para meninos e meninas, das nossas escolhas e dos perigos da divisão rosa versus azul. Que estereótipos se esconderam no sapatinho das suas crianças, e debaixo da sua árvore de Natal este ano?

Continue reading Estereótipos no Sapatinho