“Maternidade” | Maio 2016

Maio passou e nós temos mais conteúdo para partilhar. Um novo tema e a inauguração de uma nova “coluna” sobre Feminismo pelo Mundo.

Continue reading “Maternidade” | Maio 2016

Partos (des)humanizados e períneos (in)felizes

A presidente da Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez (APDMG), Sara do Vale, afirmou ao jornal O Observador que a violência obstétrica é “tudo o que é feito contra a vontade da mulher ou sem ela ter sido consultada.

Continue reading Partos (des)humanizados e períneos (in)felizes

Sou feminista e quero ser Mãe

A sociedade espera da Mulher a reprodução. Devemos ser Mães antes de sermos Mulheres. Na verdade somos tudo antes de sermos Mulheres porque ser Mulher não chega.

Continue reading Sou feminista e quero ser Mãe

Feministas Negras Portuguesas reúnem em Lisboa

A Plataforma FEMAFRO, Organização de Mulheres Negras, Africanas e Afrodescendentes em Portugal, organizou no passado dia 30 de Abril de 2016, no MOB – Espaço Associativo em Lisboa, o 1º Encontro de Feministas Negras em Portugal.

Continue reading Feministas Negras Portuguesas reúnem em Lisboa

Feminismo Pelo Mundo #1 – Paquistão

Paquistão: a coragem das mulheres num inferno patriarcal

Este artigo inaugura uma série sobre o Feminismo pelo Mundo. O objetivo é dar a conhecer as feministas espalhadas pelo mundo e a realidade que enfrentam, país a país.

Tudo o que escrevo sobre feminismo e mulheres é, sempre que possível, baseado em informações ou opiniões de mulheres locais, e as conclusões são feitas a partir da leitura de vários artigos de feministas do país escolhido. Os dados mais técnicos são retirados de fontes institucionais ou de livros sobre o assunto.

Esta semana começamos com o Paquistão.

Continue reading Feminismo Pelo Mundo #1 – Paquistão