Julho e Agosto - Verão, Corpos e Feminismo / HEADER

Edição Julho/Agosto – Verão, Corpos e Feminismo

No mês em que muitxs de nós decidimos aventurar-nos pelas praias do nosso país há muitas coisas que nos passam pela cabeça antes de estender a toalha na areia. Especialmente se formos mulheres!

O policiamento do corpo, especialmente do feminino, não tira férias. Pelo contrário, torna-se mais intenso no período em que todxs nós queremos aproveitar o sol e livrarmos-nos das roupas.

Por isso este mês dedicamos a nossa edição ao tópico “Verão, Corpos e Feminismo”.

A Filipa Bule fala-nos do debate entre depilação e feminismo. Será que somos menos feministas por nos depilarmos? – “Sou menos feminista por me depilar?”

A Noémia Santos explica-nos como nem todos os corpos cabem no binário masculino-feminino, com um artigo sobre intersexualidade “Intersexo: corpos fora do binário”

Lançamos a primeira edição do  Consultório de Civilidade Para Meninxs, o consultório sexual e erótico d’ O Clítoris da Razão onde as tuas questões são respondidas pela Carmo Gê Pereira, a nossa grande amiga – “Consultório de Civilidade para Meninxs [Julho e Agosto’15]”

// PS: as primeiras 5 pessoas a descobrir a referência do nome do nosso consultório e a enviar uma mensagem com a resposta, com nome completo e contacto para a nossa página de Facebook ganha uma t-shirt d’ O Clítoris da Razão. // [EDIT: 3 de 5 t-shirts ainda disponíveis]

A Marta Guerreiro escreve-nos sobre a experiência de ser uma mulher tatuada, dos avanços indesejados de “interessados” e do estigma social ainda associado a esta escolha – “A minha pele, as minhas tatuagens”

A Margarida Henrique reflecte sobre o envelhecimento, sobre o valor da mulher “De uma certa idade” numa sociedade que avalia a mulher baseada na sua aparência.

Recuperamos um artigo que o Tiago Alves Silva escreveu em Março sobre body positivism e amor-próprio e que conta com alguns testemunhos de leitorxs d’ O Clítoris da Razão“Corpo e amor próprio – 7 “mantras” de positivismo corporal”. E ainda vamos recuperar outro artigo, esse de Abril, também do Tiago em que numa entrevista falamos sobre feminismo, modificações corporais e bem-estar. – “Isso não é coisa de stripper?” – cirurgia estética e feminismo | Entrevista”.

One thought on “Edição Julho/Agosto – Verão, Corpos e Feminismo”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *