Arte de André da Loba para o NY Times // "Maternidade" | Maio 2016

“Maternidade” | Maio 2016

Maio passou e nós temos mais conteúdo para partilhar. Um novo tema e a inauguração de uma nova “coluna” sobre Feminismo pelo Mundo.

Primeiro que tudo, dedicamos este mês ao tema “Maternidade”.

A maternidade é um tema quente dentro e fora do movimento feminista. O feminismo tem lutado activamente pelos direitos das mulheres de verem na maternidade uma escolha.

Mas não será importante falarmos de visões mais alargadas de parentalidade? Dos conceitos de família? E da importância de incluir os direitos das crianças na nossa visão da parentalidade?

Para começar podes ler o artigo da Margarida Henrique sobre violência obstétrica, uma realidade quase invisível, mas bem presente na experiência de muitas parturientes. Lê aqui: Partos (des)humanizados e períneos (in)felizes

A seguir, partilhamos a visão da Marta Guerreiro sobre a intersecção de ser feminista e ter o desejo de se tornar mãe, pondo o foco nas suas diferentes identidades e como a maternidade pode ainda ser pouco acessível quando saímos do espectro maioritário. Lê aqui: Sou feminista e quero ser Mãe”

Ainda dentro do tema, mas com um foco diferente, temos o artigo de Marta Cardoso, com uma visão sobre a importância de falarmos sobre o respeito pelo consentimento das crianças como primeiro passo para desconstruirmos os comportamentos misóginos e  patriarcais que a nossa sociedade continua a reproduzir. Lê aqui: “Criança e consentimento: lições para a vida”


Fora do tema, mas com imensa importância, um relato do que foi o primeiro Encontro de Feministas Negras em Portugal, escrita pela mão de uma das organizações por trás do encontro, a Plataforma Femafro. Lê aqui: “Feministas Negras Portuguesas reúnem em Lisboa”

E ainda temos o lançamento de uma nova “coluna” mensal que pretende pôr em foco o trabalho, as vitórias e as lutas feministas pelo mundo através de uma lente histórica, política e social. Este mês começamos então pelo Paquistão. O autor de “Feminismo Pelo Mundo” é um dos nossos novos membros, o Rafael Ferrero-Aprato. Lê aqui: “Feminismo Pelo Mundo #1 – Paquistão”

Para finalizar: o nosso Consultório de Civilidade Para Meninxs está à procura de novas questões acerca de sexualidade, erotismo, contraceptivos, brinquedos sexuais entre outras coisas para serem respondidas pela nossa fantástica Carmo Gê Pereira. Podes enviar as tuas dúvidas para o nosso formulário anónimo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *